Doutora em Musica pela Universidade Sorbonne (Université de Paris IV).
Mestre em Educação pela UFPR. Diploma de Estudos Avançados em Música e Musicologia do Séc.XX pela Ecole des Hautes Études/IRCAM, Paris.
Diploma de Estudos Avançados em Musicologia pela Sorbonne, Paris, França. Graduada em Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná
Doutora em Musica pela Universidade Sorbonne (Université de Paris IV).
Mestre em Educação pela UFPR. Diploma de Estudos Avançados em Música e Musicologia do Séc. XX pela Ecole des Hautes Études/IRCAM, Paris, França.
Diploma de Estudos Avançados em Musicologia pela Sorbonne, Paris, França.
Graduada em Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
Durante sua estada em Paris, dedicou-se também à composição de música eletroacústica, e freqüentou estágios no Atelier des Enfants do Centro Georges Pompidou, no GRM (Grupo de Pesquisas Musicais), no IRCAM (Instituto de Pesquisas Musicais), na Associação Orff e no Instituto Martenot.
Professora Titular de Educação Musical da UFPR. Professora Titular da Escola de Música e Belas-Artes do PR.
Coordenadora e professora do curso de Pós-graduação a distância de Metodologia do Ensino de Artes,FACINTER- Grupo Uninter. Professora de cursos de Pós-graduação na área de Artes e de Música do IBPEX.
Foi chefe do Departamento de Artes da UFPR e Coordenadora do Curso de Educação Artística. Criou e implantou os Cursos de Graduação em Música (Produção Sonora e Educação Musical) da UFPR.
Atuou como Presidente do Conselho de Curadores da UFPR (que faz a fiscalização econômico-financeira), Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE - da UFPR, Membro da diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), com a função de tesoureira. Foi Membro do Conselho Editorial da Associação Brasileira de Educação Musical, Presidente do IX Encontro Nacional da ABEM, em Curitiba (1999), Presidente do V Encontro Internacional de Computação e Música, PUC (2000). Pesquisadora do CNPq de 1996 a 1999. Professora visitante na Universidade Federal da Bahia, atuando no Programa de Pós-Graduação em Música - Mestrado e Doutorado.
Tem proferido cursos e palestras em diversas instituições de ensino superior como: SORBONNE(Paris), UNICAMP, UFMG, UFRGS, IBPEX, FACINTER, UFES, Itaú Cultural, entre outras.
Vice-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP) gestão 2004-2006, quando foi coordenadora da Universidade Livre do Comércio da ACP, e na gestão 2012-2014.
Atualmente é coordenadora do Conselho de Cultura (ACP Cultural) da Associação Comercial do Paraná, e membro representante da ACP no Corredor Cultural de Curitiba. Faz parte da Comissão de Mecenato Subsidiado (Programa de apoio e Incentivo à Cultura) da Fundação Cultural de Curitiba.
Tem 19 livros publicados sobre Educação Musical e inúmeros artigos em revistas científicas. Durante muitos anos publicou crônicas no jornal Gazeta do Povo.
Este livro foi escolhido pelo Ministério da Educação para integrar as Bibliotecas das escolas públicas do país. Apresenta 33 jogos de criação musical, e é especialmente dedicado ao professor que deseja trabalhar a música na escola de forma criativa, simples e alegre. Pelo fato de enfocar tanto o aspecto metodológico quanto alguns dos conteúdos a serem abordados ...
leia mais...Publicado em 1988, o livro ganhou sua 2ª edição em 1996. Foi um dos primeiros trabalhos editados no Brasil na área da educação musical voltado especialmente para a prática diária do professor de música. A sistematização do conteúdo apresentado decorre do trabalho de musicalização desenvolvido com crianças de 6 a 10 anos de idade durante...
leia mais...Este livro é dirigido aos amantes da música. Pode servir aos que desejam conhecer melhor a música clássica e se dispõem a aprender sozinhos, mas também ao professor que gostaria de levar esse repertório para seus alunos em sala de aula.
O livro inicia com a apresentação dos diversos aspectos para que se faça uma audição consciente e orientada. É ...
leia mais...Em nova edição, agora pela Editora IBPEX, a obra vem revisada e atualizada. Dedicado especialmente ao professor que deseja ensinar música, esse livro traz uma sequência de conteúdos divididos em três capítulos: o primeiro, "Sensibilização à música", 2014 contém atividades de exploração do som e de criação musical, das quais...
leia mais...Estruturado em três capítulos, o livro traz algumas informações e reflexões sobre o ensino da arte na escola brasileira. Nosso intuito é, principalmente, estimular a discussão sobre os métodos de ensino adotados, as dificuldades encontradas, e as possíveis soluções que você mesmo, professor atuante, pode encontrar para fazer um ensino cada vez com maior qualidade...
leia mais...Este livro traz informações e idéias práticas para o professor da disciplina Ensino de Artes, presente no curriculo das escolas brasileiras. Foi organizado por Bernadete Zagonel, que também escreveu o capítulo referente ao ensino de Música. Os outros capítulos, escritos por especialistas em suas áreas, tratam das demais linguagens artísticas sugeridas pelos...
leia mais...O livro, organizado por Bernadete Zagonel, traz diferentes olhares sobre avaliação nas quatro modalidades artísticas trabalhadas na escola brasileira: artes visuais, música, teatro e dança, com uma abordagem também sobre a avaliação na educação de modo geral. Cada texto é escrito por um ou mais autores, todos especialistas em sua área, o que confere origi...
leia mais...Esse livro faz parte da Coleção Primeiros Passos, da Editiora Brasiliense. Gestos exprimem um sentimento interior e revelam sempre alguma intenção. Na música ele é fundamental: eles produzem sons musicais e ao mesmo tempo comunicam as intenções estéticas e expressivas do artista. Após uma introdução, em que é feita uma reflexão sobre o gesto e sua...
leia mais...Esse livro é resultado da organização de apontamentos retirados de aulas sobre Estética e Composição Musical, principalmente daquelas ministradas durante a 1ª Oficina de Música de Curitiba, realizada em 1983. O objetivo foi o de divulgar as idéias do professor e músico H.J. Koellreutter que, durante toda a sua vida, proferiu palestras, cursos e aulas sobre a estética da...
leia mais...As crônicas escolhidas e compiladas para este livro foram publicadas no jornal Gazeta do Povo, de circulação em Curitiba e no restante do Paraná. Elas foram resultado de observações e percepções durante minha estada de quase cinco anos em Paris, para onde fui fazer meu Doutorado na área de música.
... leia mais...x
... leia mais...x
... leia mais...x
... leia mais...x
... leia mais...x
... leia mais...MÚSICA EM AÇÃO é uma coleção de 4 Cadernos de Projetos - livros do aluno, e de 4 Cadernos auto-explicativos para o professor, concebidos com o intuito de levar a música para as escolas, atendendo à Lei nº 11.769/2008, que torna obrigatório o ensino de música nas escolas. Podem ser utilizados tanto no Fundamental, de 6º a 9º anos, quanto no Ensino M...
leia mais...MÚSICA EM AÇÃO é uma coleção de 4 Cadernos de Projetos - livros do aluno, e de 4 Cadernos auto-explicativos para o professor, concebidos com o intuito de levar a música para as escolas, atendendo à Lei nº 11.769/2008, que torna obrigatório o ensino de música nas escolas. Podem ser utilizados tanto no Fundamental, de 6º a 9º anos, quanto no Ensino M...
leia mais...MÚSICA EM AÇÃO é uma coleção de Cadernos de Projetos - livros do aluno, e de 4 Cadernos auto-explicativos para o professor, concebidos com o intuito de levar a música para as escolas, atendendo à Lei nº 11.769/2008, que torna obrigatório o ensino de música nas escolas. Podem ser utilizados tanto no Fundamental, de 6º a 9º anos, quanto no Ensino Médio. leia mais...
MÚSICA EM AÇÃO é uma coleção de 4 Cadernos de Projetos - livros ashrae 62.1, do aluno,e de 4 Cadernos auto-explicativos para o professor, concebidos com o intuito de levar a música para as escolas, atendendo à Lei nº 11.769/2008que torna obrigatório o ensino de música nas escolas. Podem ser utilizados tanto no Fundamental, de 6º a 9º anos, quanto ...
leia mais...Curso de graduação em Produção Sonora: uma nova alternativa de formação profissional. Ler +
Do gesto ao musical: jogos e exercícios práticos para um ensino contemporâneo da música. Ler +
A prática da criação musical e a apreciação musical com adultos. Ler +
Entrevista com Pierre Shaeffer Ler +
Descobrindo a Música Contemporânea Ler +
Você conheçe o Beaubourg? Ler +
Da cultura francesa Ler +
Cuidado com a língua Ler +
Conversa de boteco Ler +
Comunicação truncada Ler +
Chose de Loque Ler +
Cenários deslumbrantes,ambientes inesquecíveis Ler +
Causos de turistas Ler +
Café da manhã Ler +
Cães e gatos e crianças Ler +
Ça ne fait pas Ler +
Barulho pode ser perigoso Ler +
Andando nos telhados Ler +
Ah, você é brasileiro? Ler +
Dançando lambada Ler +
Em Paris, tudo acontece Ler +
Fale baixinho! Ler +
Tuma quer prender em Versailles Ler +
Sem reserva, uma esperança Ler +
Quase! Ler +
Por que? Ler +
Por favor, uma informação Ler +
Por causa do correio Ler +
Pega! Ler +
No supermercado Ler +
Morar apertado? Ler +
Mas que são, são! Ler +
Mas nem uma prosinha Ler +
Lavar roupa todo dia, que agonia... Ler +
Julie Ler +
Abraço Ler +
A criatividade é a força do futuro da humanidade, 2006 Ler +
Investir em cultura não custa nada, 2005 Ler +
O despertar para a música, 2004 Ler +
A arte não é boa só para a alma, mas também para os negócios, 2004 Ler +
Música erudita na escola é possivel?, 2003 Ler +
Aulas de música: alguns equívocos, 2002 Ler +
A crise da música, 2002 Ler +
Educação musical para todos, 2002 Ler +
Um mês sem nosso querido Pe. Penalva, 2002 Ler +
Vestibular para música, 2002 Ler +
Que educação musical é essa?, 2001 Ler +
Que instrumento você ensina?, 2001 Ler +
Música, mídia e educação, 2001 Ler +
Pão e circo, 2001 Ler +
Alunos da UFPR dão um show, 2001 Ler +
Quanto custa um aluno na UFPR?, 2000 Ler +
Curso de Produção Sonora na UFPR, 2000 Ler +
Fiscalização na UFPR, 2000 Ler +
Computação e música em Curitiba, 2000 Ler +
Trilha Sonora ou Leitmotiv, 1985 Ler +
O som e o bebê Ler +
Em direção a um ensino contemporâneo de música - descrição...
História da MPB - descrição...
Estética da Música - descrição...
História da Música Eletroacústica - descrição...
Oficina de Criação Musical Com o Instrumental ORFF - descrição...
A formação do professor de música - descrição...
Prática Com o Instrumento ORFF - descrição...
A musicalização infantil - descrição...
Métodos Ativos de Educação Musical - descrição...
Os métodos ativos de educação musical - descrição...
Musicalizando Crianças - descrição...
Descobrindo a Música Contemporânea - descrição...
Oficina de Criação Musical - descrição...
O Gesto Musical: Jogos Práticos de Criação Musical - descrição...
Novas Tendências do Ensino de Música - descrição...
Apreciação de Obras Musicais - descrição...
Tendências da educação musical: do início do Séc. XX aos nossos dias - descrição...
Descobrindo a música contemporânea - descrição...